Igreja em Serra

Palavra aos jovens

HONRANDO SEUS PAIS

  
  Jovens, depois de Deus, devemos respeitar nossos pais, ter consideração por eles, honrando-os e obedecendo-os. Honrar nossos pais prolongarão nossos dias. Reverenciar a Deus e honrar nossos pais são mencionados juntos em Provérbios. Nos Dez Mandamentos os primeiros quatro, diz respeito a Deus, e o quinto, diz respeito a honrar nossos pais, estão na primeira das duas tábuas. Isso indica que nossos pais estão no mesmo nível com Deus. Honrar nossos pais é nos lembrar de nossa origem. No final das contas, se seguirmos nosso passado até nossa fonte, alcançaremos Deus. Portanto, se reverenciarmos a Deus, honraremos nossos pais. 


A. Ouvir o Ensino de Nosso Pai
Devemos ouvir o ensino de nosso pai e não devemos rejeitar a instrução de nossa mãe; porque eles serão um diadema de graça para nossa cabeça e colares para nosso pescoço (Pv 1:8-9). 

II Timóteo 2:22

Foge das ¹paixões da juventude e segue a ²justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de ³coração puro, 4invocam o Senhor.
 
________________________________________
 
¹Timóteo devia estar alerta não apenas à corrupção exterior entre as igrejas, mas também às concupiscências interiores em si mesmo. Ele tinha de evitar a corrupção exterior e fugir das concupiscências interiores
.
² A justiça é para com a própria pessoa, a fé é para com Deus e o amor é para com os outros, a paz é o resultado dessas três virtudes.

Ser enchido com a palavra que foi transferida para o Espírito

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.
Colossenses 3:16-17
 
Esses dois versículos mostram-nos que salmos, hinos e cânticos espirituais provêm da palavra que nos enche. Quando somos enchidos com a palavra, louvamos e agradecemos com salmos, hinos e cânticos. A passagem paralela em Efésios 5:18-19 diz: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais". Dessas passagens nesses dois livros irmãos, uma nos diz que quando somos enchidos com a palavra, nós louvamos o Senhor com salmos, hinos e cânticos; enquanto a outra diz que quando estamos cheios no espírito, nós louvamos com salmos, hinos e cânticos. Isso prova que a palavra se torna Espírito para nós.Quando somos cheios adequadamente com a palavra, somos, ao mesmo tempo, enchidos no espírito.

Leia mais...