Igreja em Serra

As Três Partes do Homem

Compartilhar

É fácil perceber que, como seres humanos, temos ao menos duas partes. Temos um corpo com cinco sentidos que nos permite contatar o mundo físico. Além disso temos uma alma, uma parte mais profunda, que pertence ao nível mental e nos permite contatar a esfera psicológica que inclui nossos sentimentos, pensamentos e vontades.

Contudo, essas duas partes não são suficientes para descrever totalmente o homem criado por Deus. O Espírito Santo nos diz por meio da Sua Palavra que somos um ser criado com três partes: espírito, alma e corpo (1Ts 5:23). Deus nos formou com um espírito humano. Essa é a nossa parte mais profunda, até mesmo mais profunda que a alma, que está ilustrado no diagrama abaixo:

As Três Partes do Homem

Conversando com as pessoas, pude perceber que a maioria delas não sabe da existência dessa terceira parte. Muitas vezes podemos pensar que a alma e o espírito são a mesma coisa. Contudo, o apóstolo Paulo faz clara distinção entre elas ao usar a conjunção “e” separando cada uma das três partes do homem em 1 Tessalonicenses 5:23:

"E o próprio Deus da paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma, e corpo sejam conservados íntegros, irrepreensíveis, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

Assim como o nosso corpo e a nossa alma são diferentes partes do nosso ser, também a nossa alma é diferente do nosso espírito. A distinção entre essas duas partes é também vista em Hebreus 4:12:

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito…"

Ora, se alma e espírito fossem o mesmo órgão, como seria possível que a palavra de Deus os separasse?

Mas, por que é importante saber que temos um espírito humano? Porque essa é a chave para contatar Deus (1Co 6:17)! A substância de Deus é Espírito e é possível recebê-Lo por meio de nosso espírito (Jo 4:24). Podemos utilizar o seguinte exemplo: para saborear uma picanha suculenta, não usamos os nossos ouvidos! Esse seria o órgão inadequado. Para comer, para receber a picanha, utilizamos a nossa boca. Da mesma forma, se queremos contatar e desfrutar Deus, não podemos fazê-lo com a nossa alma, mas devemos exercitar nosso espírito. Assim como o corpo contata a esfera física e a alma contata a esfera psicológica, o nosso espírito humano é o órgão para contatarmos, recebermos, e contermos Deus!

"Deus é Espírito, e e é necessário que os que O adoram
O adorem em espírito e em veracidade. (
João 4:24)"

LM

Para mais detalhes, veja o capítulo 5 do livro Elementos Básicos da Vida Cristã, volume 1, publicado por LSM e disponibilizado gratuitamente em: http://mass.ministrybooks.org/Download.aspx.

Links da restauração

Restaurados à Bíblia América do Sul
Living Stream Ministry
Novo Testamento Versão Restauração
 

Versão
Restauração

Sample video

 

Quem está online

Temos 17 visitantes e Nenhum membro online

Estatística

Visitantes
13
Artigos
52
Ver quantos acessos teve os artigos
82531
 
 

UM VAZIO INTERIOR

Sample video